O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, estarão em Nova Iorque, de 22 a 27 de setembro, para a semana ministerial da Assembleia-Geral das Nações Unidas (AGNU).

No domingo, dia 22, Augusto Santos Silva e Teresa Ribeiro acompanham o Presidente da República no encontro com o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres.

Na segunda-feira, dia 23, de manhã, o Ministro participa na Reunião de Alto-Nível sobre Cobertura Universal de Saúde e acompanha a participação do Presidente da República na Cimeira da Ação Climática. Da agenda do dia fazem ainda parte a Reunião Ministerial do Grupo de Contacto Internacional Venezuela e a Reunião de Ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia, que contará com a presença da Alta Representante para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança da União Europeia e Vice-Presidente da Comissão Europeia, Federica Mogherini. Teresa Ribeiro intervém no lançamento dos “UN Global Compact Sustainable Ocean Principles”, e assiste ao evento “Christchurch Call", sobre o combate ao terrorismo e ao extremismo violento online.

Na terça-feira, dia 24, Santos Silva e Teresa Ribeiro acompanham a participação do Presidente da República no Debate Geral da 74ª sessão da AGNU. Participam também na Reunião Informal de Ministros das Relações Exteriores da CPLP à margem da AGNU. A Secretária de Estado participa ainda na abertura do Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável.

Na quarta-feira, dia 25, Santos Silva intervém no Evento Ministerial “Transformative Water Action to Accelerate Global Achievement of Climate Change related Goals”, nos Diálogos de Líderes da Cimeira dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, e na Reunião de Alto-Nível sobre o Mali e o Sahel. O dia termina com o Jantar Transatlântico de Ministros de Negócios Estrangeiros, a convite do Secretário de Estado norte-americano. Teresa Ribeiro, por sua vez, assiste ao lançamento do relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas sobre Oceanos e Criosfera “Blue Leaders Call to Action on Ocean and Climate”, bem como à Conferência para a Facilitação da Entrada em Vigor do Tratado de Interdição Completa de Ensaios Nucleares. Neste dia, a Secretária de Estado estará  também presente no evento UNESCO “The Future of Education: learning to become” e intervém  na abertura da mesa-redonda “Financiamento e Educação Sustentável: o caso da Guiné-Bissau”, no quadro da Sustainable Education Week 2019. O dia termina com a sua participação no jantar de alto-nível organizado pelo Diretor-Geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.

Na quinta-feira, dia 26, de manhã, tem lugar o Pequeno-almoço Ministerial sobre Clima e Migrações na região do Pacífico, que contará com a presença do Diretor-Geral da Organização Internacional para as Migrações, António Vitorino. O programa prossegue com a participação no Diálogo de Alto-Nível sobre Financiamento ao Desenvolvimento, assim como no lançamento da Aliança para o Multilateralismo. À tarde, Santos Silva participa na Reunião de Alto-Nível sobre a República Centro-Africana.

Na sexta-feira, dia 27, Teresa Ribeiro participa no evento de Alto-Nível sobre a revisão do processo de Samoa e as prioridades dos Pequenos Estados Insulares (SIDS).

Durante a semana ministerial da AGNU, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação terão ainda diversos encontros bilaterais com homólogos que também estarão presentes em Nova Iorque.

  • Partilhe