Mensagem da Ministra da Presidência e Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, por ocasião do Dia Internacional da Mulher (8 de março de 2019). 

 

 "Celebramos hoje o Dia Internacional da Mulher. Uma data em que lembramos a luta das mulheres pela igualdade de direitos, e assinalamos as importantes conquistas alcançadas nas últimas décadas.

Avançámos muito desde os primeiros protestos feministas pelo direito de voto, mas temos ainda um longo caminho a percorrer para assegurarmos a plena igualdade entre mulheres e homens.

As mulheres têm ainda hoje salários menores, estão sub-representadas nos cargos de liderança, ocupam-se da maior parte das tarefas domésticas, são discriminadas pelo facto de serem mães, e enfrentam níveis intoleráveis de violência.

A melhor forma de honrar a memória das mulheres que ao longo da história têm sido vítimas de preconceito e impedidas de realizar os seus sonhos é unirmo-nos, enquanto cidadãos e cidadãs e enquanto sociedade, para garantir que a nenhuma mulher é negada a oportunidade de concretizar o seu potencial.

Se há algo que o dia de hoje nos ensinou é que vale sempre a pena lutar por um mundo melhor. Contamos com todas e com todos para construir um futuro mais justo e mais igual."

Fonte: Portal do Governo



  • Partilhe